Você sabe o que é necessário para abrir uma empresa?

Ter um empreendimento em mente ou no papel é muito diferente de finalmente executá-lo. Porém, se você já se organizou para executar o seu projeto, o primeiro passo já foi dado. Abrir uma empresa é um trabalho que exige planejamento, observação do mercado, do local de atuação, entre outras coisas. O porte do negócio que você planeja construir também tem influência nos tipos de documento que serão necessários obter para o ingresso do seu empreendimento no mercado.

Existe todo um processo jurídico e burocrático para abertura de um negócio legalizado, que exige investimento de tempo e dinheiro do empreendedor.

Alguns documentos imprescindíveis neste trâmite são:

CNPJ: O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é o primeiro documento que precisa ser obtido pelo empreendedor. Esse documento é o cadastro da empresa no Ministério da Fazenda e Receita Federal, e funciona como uma identidade. Sem ele, a empresa é considerada inexistente e ilegal.

Contrato Social: É um documento da mesma importância do CNPJ. Trata-se de um acordo entre os donos do empreendimento que comprova que eles são de fato os donos do negócio, além de mostrar o capital inicial da empresa, quanto de ações cada um dos sócios possui, nome de registro do negocio, etc.

Registro na Junta Comercial: Se seu negocio se encaixa em um perfil comercial (fabricante de produto ou prestador de serviço), é preciso se cadastrar na junta comercial da sua cidade. Esse registro se aplica somente a comerciantes que desejam abrir uma empresa.

Inscrição Estadual: Cadastro da empresa na Secretaria da Fazenda do Estado. Ele é imprescindível para quem vai comercializar algum produto. Ele é usado para registrar as atividades realizadas pela empresa e serve para que a pessoa possa contribuir com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Alvará da Prefeitura: Esse é o principal documento para o funcionamento do seu negocio no município. Para obtê-lo é preciso comprovar para a prefeitura que a organização se encaixa em todas as condições de leis necessárias para o seu funcionamento.

Alvará dos Bombeiros: Todos os empreendimentos comerciais precisam seguir as regras de segurança estipuladas pelo corpo de bombeiros. Uma vistoria é feita anualmente para que haja a autorização de funcionamento do local.

Vigilância Sanitária: Alguns ramos de atividade precisam ter a autorização da vigilância sanitária, e dependendo do tipo de negócio, os critérios de inspeção são ainda mais rigorosos, principalmente para empreendimentos que são ligados a alimentos, manipulação e armazenamento.

Todos esses documentos citados são apenas alguns exemplos de tudo o que necessário obter para abrir o seu negocio. Se o empreendedor tem dúvidas e busca uma assessoria confiável para iniciar a sua empresa, o contador é o profissional mais indicado para o serviço.