Como Funciona o Imposto no Brasil?

O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, ou seja, é um dos países com maiores impostos no mundo, são tantos os tipos que a gente até se perde, porém o que mais pesa no bolso do consumidor é aquele que tem a taxa embutida no valor do produto como é o caso dos impostos sobre os alimentos que tem no mínimo cinco impostos inseridos neles, entre eles o ICMS, IPI, COFINS, PIS.

Nossos olhos nem percebem o que realmente está por trás daquele valor, impostos como o IPI (Imposto sobre produto industrializado) e o ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços) ainda variam dependendo do produto e do Estado a qual a mercadoria esteja.

Outros como o IPVA (imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) são impostos pagos sobre o patrimônio que a pessoa possui, fazendo sua variação a partir  do modelo e do valor do carro e também da localização do bem.

O objetivo dos impostos é que eles sejam revertidos em melhorias para sociedade, então eles são arrecadados e formam um caixa geral ao qual são destinados os valores e os projetos que serão feitos.  Mas grande problema é que o valor pago no produto não difere então quem tem menos fica com menos ainda o que ao invés de criar uma progressividade no país cria uma regressividade.

Portanto fique ligado, é sempre importante saber o que estamos realmente pagando, pois é um direito do cidadão saber as taxas que ali estão inseridas.

A Alpha tem buscado se capacitar cada vez mais para prestar uma assessoria eficiente  que auxilie seus clientes no melhor planejamento tributário.